Lilypie Third Birthday tickers
PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

12 Semanas: Ho, Ho, Ho, ela virou e o swing acabou???


Estou aproveitando ela dormindo para escrever. As duas últimas semanas foram difíceis. De repente, ela está tendo dificuldades para dormir durante o dia. De acordo com os livros que tenho lido nessa fase ela deve tirar umas 3 sonecas diurnas. Ela custa para pegar no sono (fica chorando) e qualquer coisa a desperta. Também o Duke não ajuda né? O latidão dele desperta qualquer pessoa. Fora que ele não tem noção que o swing balança e as vezes tromba com ele. E hoje ele foi abanar o rabo e acabou abanando na cara dela. Mas ela tá custosa sim. O swing parece estar parando de fazer o efeito calmante nela. De acordo com o Dr. Karp, as bebês "saem" do swing até 4 meses naturalmente. Perdem o interesse. Acho que ela está numa fase de transição. Também os livros argumentam que essa fase de choro começa a acabar a partir dos 3 meses (ela completa 3 meses no sábado). No fim do dia tenho que confessar que acabo perdendo a paciência e às vezes choro de frustração de não conseguir resolver essa situação. Se minha paciência vai a zero, passo ela pro Márcio para poder tomar um ar. Ar tomado, me arrependo de ter perdido a paciência e encho ela de beijos. Vai entender... Minha mãe diria que sou ansiosa e que meu limite de paciência é pequeno. Acho que é verdade. Mas soma-se a tudo a pressão de progredir no doutorado. "Vejo" meu bonequinho acadêmico no meu ombro dizendo: olha lá, o tempo tá passando, você rendeu pouco hoje.' Também tenho tido pouco tempo para mim mesma, para me arrumar, cuidar de mim. Isso é por causa do doutorado, porque nos intervalos que tenho eu pulo para frente do computador. Então acho que isso vai somando e contribui para as crises de falta de paciência.


Do lado positivo ela já está indo para cama sozinha. O Márcio põe ela lá com o biquinho e sai. Uns 10 minutos depois, com ela zonzinha de sono ele tira o bico e fecha a porta. Ela me presenteou de Natal com 1 semana despertando às 6 da manhã somente. Agora tem 2 dias que voltou a acordar às 3h para mamar. Mas depois volta a dormir tranquila. No swing... por enquanto...


Vou tentar introduzir umas mudanças na soneca dela e ir retirando ela gradualmente do swing. Vamos ver o que acontece...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal!!!


Desejamos a todos os que acompanham nosso blog (família, amigos, conhecidos, anônimos) um Feliz Natal! Que o Espírito Santo encha nossos corações de alegria pelo nascimento de Jesus.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ela virou!

Estou me sentindo um zumbi de tão cansada e confesso, com minha paciência no limite zero, mas não podia deixar de reportar: ela virou o corpo para esquerda hoje no bercinho!

11 Semanas: Que delícia de mãozinha!


Sexta-feira, 11 semanas! Brooke tem me dado umas "surras" esses dias. Como ela está passando mais tempo acordada, eu fico meio sem saber direito quando por ela para dar as sonecas do dia, que atividades fazer com ela, se faço de mais, de menos. Aceito sugestões! Se ela chora fico meio sem saber se está entediada ou com sono. Tenho colocado ela para olhar móbile ou me acompanhar quando estou preparando minhas refeições.

Ela tem adorado "comer" a mãozinha.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Letícia e Miguel Update

Fotos dos priminhos da Brooke:


É um pássaro? Um avião? A Brooke? Não, é o Super Miguel!!! A Brooke e o Miguel não são "cara de um focinho do outro"?



Letícia: cabeludinha e a cara da mae Renata!

A Brooke hoje descobriu sua mão. Hoje ela pos a mão toda (fechada) na boca e ficou chupando igual a um bico. Ela também deu um sorriso lindo para Samy, a moça que me ajuda a organizar a casa 1 x por semana.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ida ao Pediatra: Vacina Pc

Hoje, aos 2 meses e meio, a Brooke voltou ao pediatra para tomar a primeira dose da vacina Pc (previne uma das variantes da pneumococcal - meningite, pneumonia). Ela está pesando 4.225 g e até agora, Graças a Deus, não teve nenhuma reação ruim à vacina como febre, irritação etc...
Daqui a 15 dias estamos lá de novo!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Descobriu o Espelho

Hoje a Brooke definitivamente descobriu o espelho. Fiquei fazendo ela arrotar agora de frente pro espelho e ela achou a maior graça do reflexo dela no espelho. Será que ela sabe que o reflexo é dela ou acha que é um outro neném?

Slideshow da Semana 10:







segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

10 Semanas: Acordada e Brinquedinhos


Sexta a Brooke fez 10 semanas. As mudanças são que ela está passando mais horas acordadas e começou a notar brinquedinhos de tocar e apreciar o móbile dela. Antes ela mamava, era trocada, chorava e depois eu a colocava para dormir no swing e ela dormia até o próximo ciclo. Depois ela passou a "bater papo" comigo na hora de trocar a fralda. Até que um belo dia eu fui por ela para dormir mas os olhinhos continuaram arregalados um tempão. Aí comecei a colocar ela para apreciar o móbile ou na cadeirinha rosa dela em cima da mesa da cozinha enquanto eu preparava meu café da manhã, almoço ou lanche da tarde. Notei que ela me acompanhava com os olhos para lá e para cá enquanto me movimentava na cozinha. E depois de 20-30 min ela chora sinalizando o cansaço e então a coloco no swing. Ela passou também a ficar sem o swadle durante o dia e adora dormir no swing abraçadinha com uma fraldinha.


Sábado ela participou de seu primeiro evento social: um fondue na casada Nádia e do Tiago e é claro da Júlia, sua futura amiguinha. Tava uma delícia! Se comportou muito bem porque a Júlia "emprestou" o swing dela para Brooke. Esqueci de levar minha câmera por causa da correria e confusão que é sair com a Brooke de casa: bolsa com as coisas dela, car seat, etc... Mas o Tiago tirou fotos e vai me mandar por email.


Vídeo da Brooke com seu bichinho:


Fotos da semana 10: http://marcio.smugmug.com/gallery/6824258_be8rg#436137230_qXnsW

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Marley e Eu

Em homenagem à estréia do filme "Marley e Eu" no dia do Natal (só poderei ver quando chegar em DVD...), o Duke deu uma de Marley hoje. Fui guardar um prato na prateleira de baixo da lava-louça e ele, como sempre, enfiou a cara e pescoço na lava-louça para lamber os pratos sujos. Bom, um ganchinho da prateleira encaixou na coleira dele, e ele, ao perceber que estava "preso" na lava-louça, se desesperou e começou a pular igual a um cabrito para se soltar. Quem se soltou foi a prateleira inteira da lava-louça, junto com uma pilha de pratos, panelas, talheres e até liquidificador sujos. Ele continuou pulando como um cabrito, só que dessa vez correndo da cozinha pro corredor com a prateleira grudada no pescoço e balançando e jogando para fora tudo que tava lá dentro. Parecia uma cena de filme de terror. Eu como já disse, tenho um problema grave de entrar em pânico em situações como essas e só gritar. O Márcio veio acudir, mas a essa hora o Duke já tinha se desvencilhado da prateleira e tava no fundo do corredor (tremendo e em estado de choque, como fui constatar depois). O pior é que a Brooke não estava longe da "linha de tiro". Ela foi protegida pelo "campo de força" de Jesus. Ela levou um susto com o barulho, começou a chorar, mas depois se acalmou.

Falando em Brooke, ela começou a notar os brinquedinhos de pegar. Dei um para ela e ela passou a mão e achou interessante eles fazerem barulho. Ela tem ficado bem "enjoadinha" no fim da tarde, começo da noite. Quanto à noite ela acorda 1 vez entre 3 e 4h (de vez em quando ela me "presenteia"acordando depois das 6h). Vejo a novela "A favorita", ponho ela no swing (ela cai no sono instantaneamente), ligo a máquina de fazer barulho na opção "chuva forte"(o swing também tem a opção de "white noise", mas tem que ficar reiniciando depois de uns minutos; no aparelho de white noise o barulho fica contínuo) e deito no sofá ao lado dela para completar minhas horas de sono. Olha, recomendo fortemente às grávidas, futuras mães ou mães de recém nascido o livro "The Happiest Baby on the Block - Dr. Harvey Karp" (existe a edição em Português) e adquirir um swing. Esses dois items são responsáveis pela minha sanidade mental, minhas horas de sono e pela possibilidade de trabalhar no doutorado e cuidar da Brooke. Minha vida seria completamente outra e muito mais difícil sem os ensinamentos do Dr. Karp e o swing.

Consegui voltar a fazer exercícios essa semana (somados às caminhadas com o Duke). É uma grande benção ter esteira em casa! Não perco tempo indo e voltando para academia: é só "pular" na esteira!

Fotos Semana 9







segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Toque de Rosto

Hoje a Brooke ficou uns 5 minutos tocando meu rosto depois da troca de fraldas. Tocou de um jeitinho meio atrapalhado, pois ela não tem coordenação ainda nos bracinhos mas tocou. Tocou minha boca, bochecha e nariz e até machucava um pouquinho pois a unhazinha dela tava grande e afiada. Enquanto lia o meu rosto com as mãos, os olhinhos brilhantes dela, e levemente puxadinhos como os do pai, me encaravam profundamente com uma expressão feliz. Foi assim até que ela cansou e chorou.


Outra coisa que ela aprendeu hoje foi voltar com o bico para boca sozinha. Explico. Várias vezes quando ela está com o bico ela cospe a chupeta fora e o bico da chupeta fica meio encostando a boca dela. Nessas horas ela sempre começa a chorar pedindo para gente por o bico de volta. Mas desta vez ela foi usando a língua para pegar o bico de volta e conseguiu! E foi assim umas 3 vezes.

domingo, 7 de dezembro de 2008

9 Semanas: Conversê atrás de Conversê

Sexta-feira a Brooke completou 9 semanas. O tempo voa! Essa semana foi marcada demais pelos conversês dela na hora de trocar a fralda. É como se ela estivesse batendo o maior papo comigo. E ai eu dou corda. Envolvo até o Duke na conversa. Conto para ela que o Duke é "palhaço" e veio do circo. E que ela é "palhaça" também e veio do mesmo circo que o Duke e que o Duke fica ensinando palhaçada para ela. E que ela é boba de ir na conversa dele e ficar fazendo as palhaçadas que ele manda. E aí ela morre de rir! E retruca um tanto de ah, ah, eh, eh, uh, uh.
Dando uma de boxeadora como o pai. O Márcio disse que assim que ela tiver idade vai levá-la para as aulas de boxe tailandês que ele faz para que ninguém mexa com ela na rua e ela saiba se defender de um psicopata caso seja necessário.


Sábado fiz o curso de CPR (Ressucitação Cardio-respiratória). Achei bem útil o curso mas orarei sempre para nunca precisar de ter que botar em prática esses ensinamentos. De resto, a impressão que tenho é que não tenho tempo para mais nada.




quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

2 Meses

Ontem a Brooke completou 2 meses. Fomos ao pediatra e ela está pesando 3.970 g e medindo 57 cm. Ele receitou uma vitamina D para ela tomar pois aqui nos Estados Unidos eles não recomendam que os bebês tomem sol antes dos 6 meses. Engraçado né? Não sei como estão as coisas no Brasil pois sempre ouvi falar que bebês precisam tomar solzinho. Bom, sem solzinho, ela irá tomar a vitamina D separado. De todo jeito, com a chegada do inverno aqui e do tempo nublado, chuvoso e com poucas horas de claridade por dia, ela não ia tomar muito solzinho mesmo.






Ela também tomou sua primeira vacina, a HIB. Baseada no calendário alternativo do Dr. Sears e seu livro, fiz um calendário alternativo para ela, onde ela não irá tomar mais que uma vacina por visita e começo pelas vacinas com o menor registro de efeitos colaterais. Isso é pro corpo dela ter tempo de aprender a lidar com os componentes químicos das vacinas como o alumínio e melhor eliminá-los. Não consegui assistir à enfermeira picá-la com a injeção; o Márcio ficou com ela. Graças a Deus, ela não apresentou nenhuma reação de incômodo imediata como febre e choro prolongado. O calendário do primeiro ano dela sera assim:

2 meses: Hib (meningite)


2.5 meses: Pc (meningite)

3 meses: DTaP (Difteria, Coqueluche e Tétano) -> essa vacina não ha como separar em 3 doses diferentes, infelizmente.

3.5 meses: Polio

4 meses: Hib (segunda dose)

...

e esse padrão continua até que ela tome as 3 doses de cada. Decidimos por não dar a Rotavirus pois é uma vacina extremamente nova e a virose que ela previne é uma diarréia intensa.

Ontem foi aniversário da minha tia Zelinha. Parabéns Tia!


Conversê da Brooke



Fazendo cocô:


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Para quem gosta de músicas de Natal...

A rádio Koit 96.5 de San Francisco (uma espécie de Antena 1 daqui) toca SOMENTE músicas natalinas durante o mês de Dezembro. Para quem quiser ouvir a rádio online é só clicar no link abaixo e depois clicar em "KOIT Christmas Listen Live". Tenho deixado a rádio tocar no computador nos meus horários de folga para Brooke escutar. Mas sempre escuto a KOIT especialmente nessa época do ano. Neste momento tocando: "Let is snow!"

http://www.koit.com/Listen-to-KOIT-Christmas-Online/1215868