Lilypie Third Birthday tickers
PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Semana 51: Comemoração de Aniversário!

Tenho mais jóias que a mamãe!


No dia 6 de setembro comemoramos o aniversário da Brooke, Letícia e Miguel. Sim, o da Brooke foi com praticamente 1 mês de antecedência, mas o importante era comemorar a data com nossa família e nossos amigos do Brasil. O evento foi planejado pelos papais das crianças e pela vovó Gesa e vovô Enio que acertaram pessoalmente todos os detalhes. Vale lembrar da participação da Tia Camilla que nos fins de Julho me mandou um e-mail "puxão-de-orelha" que eu tava atrasada para arrumar as coisas do aniversário da Brooke. Realmente, se demorasse mais um pouquinho não conseguiria as datas que precisava!

Foi gostoso demais e acho que as fotos valem mais que mil palavras !







Avós e priminho Julinho


Andando observada pelo super primão


Três aniversariantes e um primo mais que querido


Tia Camilla e Tio Wolber fizeram MUITA falta na festinha. Um dos presentes deles foi esse sobretudo para ela se proteger do inverno americano que se aproxima...



É tanto presente que estou tonta, mamãe...

Mais fotos da festa: http://photos.toupeira.com/Events/Aniversario-da-Brooke/9555363_kzcTo#642627876_fWfmt

Mais fotos e vídeos da semana 51: http://photos.toupeira.com/Family/Brooke/SemanaWeek-51/9814288_GCZKK

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

11 Meses, 50 Semanas: João Pessoa, Paraíba

11 Meses: Cadê a bebezinha que estava aqui? Só tô vendo uma menininha!

No dia 3 de setembro Brooke completou 11 meses e no dia 4 50 semanas. Essa semana 50 foi muito especial pois estávamos reunidos na deliciosa, calma e hospitaleira João Pessoa na Paraíba: eu, Márcio, Brooke, Silas, Renata, Letícia, Miguel, Vovó Luiza e Vovô Agostinho. João Pessoa não é muito o destino do turista querendo conhecer o Nordeste. Talvez seja por isso que achei lá tão gostoso: cidade calma, praia calma e limpa, comida gostosa, gente simpática e hospitaleira e precinhos camaradas. A cidade tem um pouco de cidade pequena e cidade grande. Na orla da praia muitas construções começando, o que significa que daqui há uns 10 anos a situação vai estar bem diferente... Outro aspecto curioso de lá é o fato de que como está geograficamente bem a leste, o dia amanhece em JP um pouco antes da 5 da manhã e o sol já começa a se por às 5 da "tarde". É lá que fica a Ponta de Seixas, o ponto mais a leste do Brasil (eu sempre achava que essa ponta ficava no RN, que ignorância!).

A semana foi deliciosa por estarmos bem juntos o tempo todo e só fazendo coisas divertidas. O ponto máximo foi a iteração dos 3 priminhos. Nessa semana também Brooke resolveu levantar e andar de vez e iniciou a transição do abandono da fase cruising e engatinhar. Nossa rotina era mais ou menos assim: eu acordava umas 5:30am e descia às 6 em ponto para tomar café enquanto a Brooke continuava a dormir com o Márcio. No meio do meu café chegava o resto da família Oliveira e Letícia e Miguel já estavam acordados. Ou eles ficavam quietinhos chupando um pão de queijo ou então quem terminava o café ficava caminhando com eles para distraí-los. Eu terminava o café e ficava com a Brooke (geralmente ainda dormindo) e o Márcio descia. Quando a Brooke acordava eu descia pro café para dar um iogurte para ela e depois de aprontá-la com muito filtro solar iámos para praia (umas 7:30am). Ficávamos lá até umas 9:30am, dávamos uma frutinha para as crianças e as colocávamos para dormir. Brooke dormia até 12:00 (Como crianças que fazem atividade física dormem bem e muito!!! Lição aprendida!!!) e saíamos para almoçar (sempre pedia revezamento de gente...) depois das atividades de almoço as crianças dormiam de novo, até umas 4 da tarde e depois íamos para o playground/piscina do hotel. As crianças brincavam até umas 5:30 e às 6 jantavam. Depois da jantinha deles a gente saia para caminhar com eles e procurar algo para comer.



Playground


Com o vovô Agostinho

Na piscina

Ah, essa casinha! Foi o sucesso da estação. Tia Renata e eu já começamos a planejar como essa casinha se materializaria em nossas casas...


Com vovó Luiza na hora do almoço



Essa é a ilha de Areia Vermelha que se forma em alto mar nos períodos de maré baixa pela manhã. Às 11:00am mais ou menos a maré começa a subir e a ilha desaparece em questão de minutos. Ao fundo da foto, JP.



"Peguei o "bobs" da vovó e dei uma arrumada no meu cabelo"

Primos na praia



A casinha

Andando

Mais fotos e vídeos dessa semana: http://photos.toupeira.com/Family/Brooke/SemanaWeek-50/9681483_fWaa3

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

49 Semanas: Chegada ao Brasil e 70 anos do Vô Agostinho!

Com Vovô Agostinho no dia da sua festa

Ah, como é bom voltar pro Brasil... Como é bom reencontrar aqueles que amamos! Dia 25 de Agosto embarcamos para o Brasil para a celebração dos 70 anos do Vô Agostinho no dia 28, dia em que Brooke completou 49 semanas.


Como Brooke é privilegiada por poder crescer com priminhos da mesma idade!

Tia-Madrinha Renata com a criançada


Tia-Madrinha Camilla teve que fazer um intensivão da Brooke nessa semana, pois no dia 29 embarcaríamos (a Família Oliveira) para João Pessoa - PB para continuar com as comemorações dos 70 anos do vovô. E Tia Camilla e Tio Wolber por sua vez embarcariam para um tour de 1 mês pela Europa no dia que voltaríamos, dia 5 de setembro. Ela ficou MUITO triste por só poder curtir a Brooke por menos de 1 semana.


Um dos presentes de aniversário da Tia Camilla: "Sou a Liliquinha da Titia"



Ah, Tia e Tio, que saudades!

Bebezinhos nessa idade ainda não tem "recall memory" (aquela memória que dizemos: ah, esse é fulano, meu tio) e tem "infantile amnesia" (eles não se lembram muito bem de coisas que aconteceram há muito tempo). Junte-se a isso o fato que Brooke está desde dos 9 meses, absolutamente grudada em mim. Conclusão: Na primeira semana, Brooke chegou não se lembrando bem de todo mundo. Só a mamãe escapou da amnesia. Mas também mamãe ficou quase 2 meses lá em casa em contato direto quase 24 h com a Brooke. E o contato da mamãe com ela é intenso: mamãe brinca e abraça ela o tempo todo, dá banho, troca fralda, canta, conversa, ri, mostra as coisas, fica horas com ela no colo, etc... O Duke é outro que escapa da amnesia quando passamos nossas "temporadas" no Brasil.


Vovó Gesa

Com Tio João e Vô Enio

domingo, 13 de setembro de 2009

48 Semanas: Sara e Primeiros Passos

Sara

No dia 21 de agosto Brooke completou 48 semanas. Foi a semana da Sara. Bem, um belo dia, passeando com Brooke e Duke uma menina me parou e me deu um folheto. Ela me explicou o folheto dizendo que é estudante universitária em férias de verão e que tava fazendo vários "bicos" para juntar um dinheirinho antes das aulas começarem: passeia com cachorro, lava carro, faxina casa e baby-sitter. Me mostrou aonde morava e vi que ela era vizinha da Bia, a brasileira que mora na rua atrás da minha.

Liguei para Bia e perguntei sobre a Sara. A Bia me disse que a Sara é uma gracinha, que conhece ela desde os 9 anos e que ainda por cima ela namora um brasileiro e está aprendendo protuguês.

Ai combinei com a Sara (que só estava disponível até 21 de agosto) 2 h por dia nos horários que a Brooke estava acordada. Por causa do efeito "super glue girl" eu tinha que ficar perto com meu laptop senão ela chorava, mas de forma geral funcionou.


Uai, o Duke caiu num tonel de tinta preta? Não, esse é o Einstein, o pastor do nosso novo vizinho que chamou a rua toda para um churrascão.


Sobre os 3 passinhos já contei em outro post né? Foi dia 21 de agosto mesmo o início da curta transição dela entre cruising/engatinhar->andar. Engraçado é que ela começou cruising antes de começar a engatinhar...


Papai Márcio ama as estorinhas de Calvin and Hobbes (
http://en.wikipedia.org/wiki/Calvin_and_Hobbes) Tudo bem, sem problemas. Mas o problema é que ele gosta de por o cabelo da Brooke igual o do Calvin. Pera aí Papai Márcio, Brooke é uma menininha, não tem essa de ficar igual o Calvin não!

Calvin and Hobbes







Feliz no banho


2 Pidões


Ah, deve ter sido assim que pegou sapinho...

47 Semanas


No dia 14 de agosto Brooke completou 47 semanas. Foi a semana do dia dos pais e o Tio Reuber estava aqui nos US com a gente. O Tio Reuber vê a Brooke aproximadamente de 2 em 2 meses e cada estada dele nos US representa um marco importante de desenvolvimento da Brooke. Por iniciativa da Tia Ju Borin reunimos uma galerinha para um churrasquinho lá em casa.

Com o Tio Reuber ou "Roiba" pros "chegados"

O Tio Edson (marido da Tia Ju), ao ver a Brooke engatinhando e ficando de pé disse assim: "em duas semanas ela vai estar andando. Escuta o que estou de falando. E quando ela andar você me avisa pelo status do gmail." Pois 2 semanas depois ela deu seus 3 primeiros passinhos e o Tio Edson, avisado pelo status do gmail, mudou seu status para: "E o profeta disse: em duas semanas ela andará." O Tio Edson tem um senso de humor incrível e ADORA crianças. E este mês ele e a Tia Ju tem motivos de sobra para comemorar: em Maio chegará um lindo bebezinho/a para preencher a vida deles! Mais uma vez, parabéns aos dois! Tenho certeza que serão excelentes pais!

Brooke e Tio Edson


Tia Ju

A novidade dessa semana é que a Brooke passou a se comportar como o Duke. Não pode ver a gente com uma colher na mão que passou a pedir também, insistentemente como o Duke faz. Sem eu saber, papai Márcio saboreando uma panela de brigadeiro não resistiu e deu a colher de pau para ela chupar um "restinho" de brigadeiro. Ela ficou louca. Mas como não ficar? Com uma mãe que não fica um dia sem comer chocolate, que foi lhe passado via placenta e continua sendo passado via leite, como não enlouquecer por um brigadeiro???

Brooke e seu bigode de brigadeiro

Papai Márcio (que celebrou seu primeiro Dia dos Pais) e Duke: quem disse que esse cachorro bonitão ia ficar de fora?

Mais fotos e vídeos da semana 47: http://photos.toupeira.com/Family/Brooke/Semana-47/9592967_RE3Dz#P-2-24

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Adeus Engatinhar e Cruising!

É impressionante a velocidade como as coisas acontecem no cérebro de um bebezinho. Desde ontem a Brooke abandonou completamente o engatinhar e o cruising e tá andando e andando e andando. Hoje ela empolgou e não parou quieta um minuto só andando pela casa da Vovó Luiza e do Vô Agostinho (foi almoço com a Tia Cláudia, Tio Julio e o primo Julinho que vieram de Brasília). E cada vez que vejo ela pela manhã a impressão que tenho é que ela tá cada vez mais menininha e cada vez menos bebezinha.

domingo, 6 de setembro de 2009

No Aniversário do Vô Agostinho Brooke Andou!

Dia 28 de Agosto foi aniversário de 70 anos do Vô Agostinho (pai do Márcio). Parabéns Vovô! Foi uma semana inteira de comemorações começando na quinta dia 27 e se extendendo por uma semana na maravilhosa e hospitaleira João Pessoa na Paraíba com toda a família reunida.

Com 10 meses e 3 semanas e menina resolveu andar. Ela ainda mistura um pouquinho o andar com cruising (andar apoiada em móveis) mas o engatinhar tá indo embora. Quando ela engatinha ela engatinha igual uma macaquinha com as pernas ja levantadas. Ela também sabe levantar sozinha sem apoio nenhum.

Estou devendo fotos e vídeos de muitas semanas, mas com todos os preparativos para vir para o Brasil acabei esquecendo de subir com as fotos pro nosso site smug.mug. Mas já, já, me organizo. Como o aniversário do Vô Agostinho e o marco do andar não podiam passar em branco resolvi atropelar a ordem cronológica dos posts.


Ela também já fala mamá ("naná") e neném ("nene") e tem incorporado sinais gestuais na sua comunicação. Quando não quer uma coisa, incluindo mais comida, ela faz o sinal de "pare" com o braço esticado. Quando quer mais comida, abre e fecha a boquinha várias vezes. Estou tentando ensinar a ela sinais (http://en.wikipedia.org/wiki/Sign_language_in_infants_and_toddlers) para sua comunicação com a gente até falar, mas até agora ela tem preferido criar os dela. Vamos ver como a coisa evolui nos próximos meses. Ah, o efeito "Duke" tá forte nela: não pode ver um cachorro que abre um sorriso de orelha a orelha.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ACSAC 2009!!!

Eu sei que o foco deste blog é contar as memórias da Brooke, mas não tem como deixar passar em branco: tive um artigo aceito no ACSAC 2009!!! (http://www.acsac.org/).

Nossa isso é importante demais! É a validação de todo o meu trabalho desde que a Brooke nasceu. Trabalho sofrido, penoso, feito de pouquinho em pouquinho quando ela dormia e também feito durante minhas estadas no Brasil, quando meus sogros estavam aqui e quando mamãe tava aqui. Para quem não sabe, o trabalho de um estudante de doutorado não vale NADA sem publicações. E eu dei um passo enorme em direção à minha formatura! Foi uma benção gigantesca de Deus, um presente dos céus, um Maná. E o sabor é delicioso! Obrigada meus Deus!!! Meu coração está em festa!

Obrigada à todos que me ajudaram neste percurso: Márcio, mamãe, papai, meus sogros, minha irmã Camilla (que ficava com a Brooke nos intervalos de almoco e fim de tarde para eu trabalhar) a torcida da família (principalmente vovó e minhas tias queridas Sonia, Nilda e Zelia) e dos amigos.

Ao meu orientador por seu guidance e por ser um anjo de pessoa e facilitar meu trabalhar de casa.

E aos meu dois amores Brooke e Duke. A primeira, o sentido da minha vida. O segundo, meu filhinho amado e adotado que teve tanta paciência com minha faltinha de tempo para ele. Amo vocês tanto que 'as vezes acho que vou explodir.