Lilypie Third Birthday tickers
PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Algumas novas

Pato: "cacá". Contexto: levei ela no Children's Discovery Museum de San Jose e lá tem um pato gigante. Ela apontou e falou: "Cacá". Acho que é o "quaquá".

Turma do Cocoricó: Para conseguir tomar café de manhã, eu passei a mostrar para ela uns clipes da Turma do Cocoricó. Pois a menina se apaixonou pela turminha. A ponto de agora ir sozinha na sala, pegar o DVD da estante e apontar para TV... Quando vê ela ri, dá gritinhos e aponta. A turma do Cocoricó também fez ela começar a tomar leite puro no copinho. É por causa da vaca Mimosa... A caixinha do leite tem uma foto de uma vaquinha fofinha que parece com a Mimosa... E a Brooke já faz: "Muuuu"

Ela sabe imitar com a mãozinha passarinho e avião voarem (faz "vuuuu"). Ela sabe também brincar com fantoches. Ela põe a mãozinha dentro do fantoche corujinha e faz a corujinha voar.

Ela agora vê de longe um porta-retrato aqui em casa do nosso casamento com os meus pais e os pais do Márcio, e aponta de longe falando: "vovo". Também como as vovós dos livrinhos aqui usam óculos, toda vez que ela vê um personagem de óculos ela fala: "vovo". E quando a musiquinha do Skype toca ela também fala: "vovo".


Ela agora adora subir no sofá. Ainda precisa de "pezinho" para o impulso inicial.


Três dos clipes favoritos dela:

Chuva, chuvisco, chuvarada


Avó a Bordar



Nos dias quentes de verão (Me lembrou demais minha infância no Clube Morro do Pilar em Ipatinga MG, onde a gente comia, comia no bar até dizer "enchi" e depois dava um calor, ôo e a gente pulava na piscina para se re-fres-car)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Diário de Avô - Memorial de Luana (Ricardo Noblat)

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/01/18/memorial-de-luana-258308.asp

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"É me"

Sábado, o Márcio tava brincando do "tomar" o neném da Brooke. Ela ficava brava e falava "neném, neném". Ai eu falei: "Fala assim, Brooke: É meu, papai, é meu." Ai ela começou a soltar "é me" para cá "é me" para lá quando o Márcio chegava perto das coisinhas dela.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cenas do Hawaii - 5 à 13 de Dezembro

Seguem cenas desse maravilhoso lugar que tivemos a oportunidade de conhecer!

Waikiki Beach

Varanda do quarto do hotel no 17 andar


Três



Pearl Harbor




O Márcio disse que essa foto parece propaganda de resort. Essa blusa de manga comprida de lycra é o que se usa na costa oeste e no Hawaii, principalmente por surfistas. Com filtro solar 50 é bem mais prático que ficar repassando filtro solar. As crianças também usam bastante, tem muitas que usam um macacãozinho de lycra. A blusinha da Brooke também é com filtro 50. O Márcio queria colocá-la com o macacão, mas achei que também já era um pouco demais. Bem diferente do Brasil né? Mas cada lugar tem seu costume.



Piscina do hotel. Programa do Márcio e da Brooke enquanto estava na conferência.



Praia com as maiores ondas do mundo. Neste dia estava tendo campeonato mundial de surf. As ondas nesse dia estavam com até 50 pés. Ainda não fiz a conversão (eu até onde não entendo o sistema de medidas americano/inglês, só funciono no sistema métrico/decimal) mas é suficiente para matar um surfista. Alguns usam capacete só para se ter uma idéia da força/tamanho das ondas.



"Infinity pool" do hotel vista de cima. Para quem olha do chão, a impressão é que a piscina continua no mar.



Vista de baixo da nossa janela.



Hanauma Bay


Escultura de areia do hotel. Me lembrou a novela "Mulheres de Areia" 1993 e o Tonho da Lua.


Dança Havaiana



Camisa do Brasil no Hawaii: "what are the odds?" (qual a probabilidade disso acontecer?)



A caráter



Infinity pool: aonde acaba a piscina e começa o mar?

Para não dizer que esquecemos do cachorrão bonitão. Pelo que entendi Duke foi um surfista muito famoso. Tem rua com nome dele, estátua, etc...


Brooke e "amiguinha"


Dança Havaiana

Mais fotos e vídeos: http://photos.toupeira.com/Travel/Hawaii/10701278_R2DVq#745217511_bekox

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Brooke já tem opinião sobre o que calçar e vestir!

Hoje Brooke me surpreendeu. Ela tem uma sandalinha de flores com paetê que a mamãe deu para ela em Setembro. Como a sandalinha é toda bonita e delicada, eu só ponho em ocasiões especiais. Hoje de manhã eu não achava o tênis dela e pensei, bem enquanto eu não acho o tênis vou deixá-la com a sandalinha. Pois bem, na hora que achei o tênis ela não quis tirar a sandália de jeito nenhum. Quando ei tirei ela chorou e apontou para a sandália até eu por de novo. O Márcio disse que isso tinha acontecido ontem com ele (eu pus a sandalinha nela onde de tardinha para uma "sessão de fotos"). Ela não queria tirar a sandalinha para ir tomar banho.

Além da sandalinha o Márcio me contou que ela não gostou quando ele tirou o casaco de frio dela ontem. Chorou e apontou pro casaco. Ele pôs de novo, sem fechar e ela reclamou do jeito dela (bate os bracinhos e fala "Han, Han") até ele fechar. E ele me disse que a "Tia" da escola disse que hoje aconteceu isso com ela. Tava um calor dentro da sala por causa do aquecedor e a Brooke não deixou tirar o casaco de frio dela. Se ela continuar vaidosa assim, papai Márcio tá perdido!

Ela também agora tem preferência com músicas. Quando ela quer que a gente cante para ela, ela bate palminhas e fala ""Han, Han". Só que agora ela quer "escolher" as músicas. Quando ela pede para cantar e eu começo a cantar a música (geralmente relacionada com a figura do livro que estamos vendo) ela fala "Han, Han" e bate palma até que eu "acerte" a música que ela quer.

E a outra coisa é que ela tá aficcionada é com a figura de avó. O Márcio não acredita quando eu conto, mas tem 2 livrinhos dela que traz figuras do interior da casa dos "bichinhos". Um é a casa da Violeta uma ratinha e o outro livro é a casa dos macaquinhos. Nos dois livros, a sala de estar dos bichinhos tem o porta-retrato com a vovó dos bichinhos. Ela aponta, fala "vovó". E ontem ela pediu para que eu lesse um dos livros que tinha a vovó. Ela apontou para cesta de livros e disse "vovó".

A blusa que ela não deixou a tia da escola tirar mesmo com a sala quente



A sandália que ela não quer tirar mais do pé. Será que é porque é macia? Ou por causa das flores?

Sobre a escola, ela tem chorado muito quando o Márcio a deixa e se recusa a comer o almoço e lanche que eu mando... Diz o Márcio que o choro melhorou um pouco hoje.

Tentando tirar a sandália

Tentando tirar a blusa

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Abi"

Nova palavra: "abi" (Abre). Contexto: ela gosta de brincar com os creminhos meus e dela e gosta de abrir as tampinhas com a boca. Não tava conseguindo abrir a tampinha do creme A&D e virou para mim e disse: "Abi". E eu disse: Você quer que a mamãe abra? Pronto, abri."A mamãe abriu" E ela disse: "abiu".

Ah, e ela agora sabe onde estão as orelhas e a fazer "bocão": boca bem aberta.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Vovô

Hoje o Márcio mostrou para Brooke uns clipes da Turma do Cocoricó e ela adorou! Depois eu pus o DVD para ela. Mas o que achei mais interessante é que o que ela mais gostou foi do "Vovô" do Júlio. Ela que não falava vovô, passou a falar vários "vovôs" (pronúncia certinha!) e apontar pro "vô" do Júlio. Depois do banho apontou para TV querendo ver mais.


Outra palavra que ela passou a falar sem parar hoje é "mapi" (mapa). Ela pegou o nosso mapa da Califórnia de papel duro (da era pré-GPS) e eu disse para ela que chamava "mapa". Depois disso era o "mapi" para cá, o "mapi" para lá.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Consulta dos 15 Meses

Hoje foi a consulta de 15 meses da Brooke. Ela está pesando 9.979kg e medindo 77,5 cm de altura. Dr. Lan ficou muito feliz com o progresso do vocabulário da Brooke.

Palavras usadas diáriamente ou espontaneamente quando ela vê o conceito:


  1. Ag, Agum: Água
  2. Mamã: mamãe
  3. Zi, GuiGui, ZhiZhi: Zi (Duke)
  4. Naná: mamar
  5. Papa, paiii: papai
  6. Papá: comer
  7. Nana: banana
  8. Neném: neném
  9. nini: telefone
  10. Ani: Joaninha
  11. Ranin: Halloween
  12. Nani: meia
  13. Nani: vitamina (a diferenciação com meia depende do contexto)
  14. Má: mel (por causa do livro que fala: "o ursinho fofinho adora comer mel")
  15. Amém: repetido sempre depois da nossa oração diária
  16. Bye Bye
  17. GuinGuin: Pinguim
  18. Baba: abacate
  19. GunGun: biscoito de polvilho
  20. Neni: Areia da caixa de areia de joaninha dela

Palavras que ela fala esporadicamente/só uma vez ou como repetição depois que falamos

  1. Luz
  2. Mamos: "amamos" o Zi
  3. Vovo: "Vamos falar com a vovó/o?" A pronuncia dela para vovó e vovô é a mesma
  4. Tee: tênis
  5. Baa: A mamãe falava com ela "Halloween? Bala" E ela repetia "Baa"

Uso de duas palavras

  1. té dé: tá de dia (todo dia de manhã falo com ela que tá de dia e um dia ela repetiu o té dé)
  2. Aguum nenem: o dia que ela encharcou a "Cindy" dando água para ela
  3. Tá Zi: quando eu disse "Tchau Zi" e ela repetiu
  4. Bye Zi: hoje, espontaneamente ao sair de casa comigo

Gestos

  1. Sim
  2. Não
  3. Pára
  4. Apontar
  5. Tchau
  6. Beijo
  7. Pum ("Prrr")
  8. Cadê? (Esse começou em dezembro, o gesto universal de cadê que a gente faz virando as duas mãos pro lado)

Brincadeiras de faz de conta

  1. Põe bonecas/bichinhos para dormir
  2. Dá comida/água para bonecas/bichinhos
  3. Penteia o cabelo de bonecas/bichinhos

Partes do corpo que ela sabe apontar

  1. Cabeça (preferida)
  2. Cabelo
  3. Barriga
  4. Boca
  5. Língua
  6. Dente
Ela agora está muito agarrada com as bonecas e bichinhos de pelúcia dela. Os favoritos são o neném Cindy, o urso polar, o cachorrinho de pelúcia que ela ganhou do Benício de aniversário e o caragueijo de plástico da coleção de bichinho de banhos dela. O carangueijo teve que mudar da banheira pro quarto dela pois toda vez que um livro traz a figura do caragueijo ou se eu falo a palavra carangueijo, ela faz o gesto do "Cadê" com um gemidinho de reclamação. Quando trago o caragueijo, os olhinhos dela brilham e ela abraça o bicho. Ela também está associando as figuras dos livros com os bichinhos de pelúcia dela. Ontem mostrei a foto de um porquinho na hora da leitura e ela pediu para sair do meu colo e foi até a sala pegar o porquinho de pelúcia que a vovó Gesa deu para ela e o abraçou. Tá muito fixada em "joaninhas". É só aparecer a figura da joaninha no livro que ela fala "Ani!". E ontem falou "Ani" e fez o gesto do cadê. Mas como ela não tinha uma joaninha de pelúcia eu disse: "Não tem, filhinha..."


Ela também tá com mania de fazer a gente de "bobo". Finge que vai nos dar uma coisa e quando vamos pegar ela tira do alcance, rindo. E por último (ai tenho até medo de falar..): Desde que voltamos do Hawaii ela está dormindo a noite toda!!! E melhora ainda, colocá-la para dormir agora está fácil: é mamar, por na cama e ela fica!!! Reparamos que ela fica cerca de meia hora conversando sozinha não sei o que e não sei com quem, depois tudo silencia e é quando cobrimos ela...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Extra, Extra! Brooke na Escola!


Tive que atropelar a ordem cronológica dos posts para contar que hoje foi o primeiro dia de escola da Brooke. Colocamos ela 2 x por semana na terça e quinta e ela ficará aproximadamente de 10:00am-4:00pm. Bem nessa idade que ela ainda está ainda não é considerado "escola" ou pré-escola e sim "day care". Eles seguem uma rotina diária que inclui brincadeiras dentro da sala, brincadeiras no playground, hora do círculo, lanche, almoço hora da soneca. Deste o dia 14 de dezembro eu levava (e ficava lá) por 1 hora para que ela se acostumasse com tudo. Ela ficou super bem, mas eu estava lá né! Mas valeu o período de "warm up". De acordo com a Ms. Nina (aqui as crianças chamam a "tia" de "Ms" Fulana) ela não chorou muito. O único porém é que se recusou a comer (não acho que tenha a ver com a escola, pois a Brooke é "tinhosa" para comer) e só dormiu 1 h (para mim foi muito, pois achei que ela estranhar demais a ponto de não querer dormir).

A "salinha" dela é para "toddlers" de 14 à 19 meses e tem uma "tia" para cada 4 crianças. E depois de ir lá como visita por tantos dias, já conheço todos os seus coleguinhas!

Meninas:

Raleigh: ainda chora quando o pai a deixa.
Sky: 14 meses, acabou de vir da turma dos menores
Elli: só fica no canto dela quietinha
Madison: Juliana Borin, se estiver lendo esse post, a Madison é a sua cara! Com quase 14 meses é a mais novinha e acabou de ser movida da turma dos menores que ainda não andam, está sentindo falta da turminha antiga,
Savannah: com 18 meses e ainda bem carequinha, quando quer ir para fora brincar fala "Outxide" (Outside)
Audrey: que acabou de mudar para salinha dos maiores a partir de 19 meses, sempre me mandava beijos e tchau quando eu ia embora.
Bridget: "tão pequenininha, do tamanho de um botão", é a menorzinha da sala
Nia: 18 meses
Kaleigh: 18 meses, altíssima, vai ser tamanho Gisele Bundchen

Meninos:
Zachy: 18 meses,um show de simpatia, chama já a Ms. Nina e algumas coleguinha pelo nome, quando se olha no espelho diz "Zachy!!!", vive rindo e feliz a não ser que alguém tome seus brinquedos (coisa que a Dona Brooke costuma fazer),
Romeo: nasceu dia 19/10 ou seja é quase da idade da Brooke, é lindo de morrer, fala "Hi" toda vez que eu chego. Tem seus "momentos" quando dá umas empurradas nas outras crianças.

Tem um que é bully. Prefiro não dizer o nome. Tem prazer em tentar bater e empurrar as outras crianças. Até o momento respeitou a Brooke (talvez porque eu estava presente). Mas acho que a Brooke impõe respeito (olha a corujisse...). Já reparei que Brooke não é o tipo de menina ultra-sensível, sentida, etc... (coisa que a mãe dela é um pouco). A própria tia disse que ela é "tough" (forte) e eu já tinha percebido isso. Puxou isso do pai? Das Avós (as duas são "tough") ? Da Bisavó? (super "tough") ? Será que é influência do Duke (os dois pintam e bordam um com o outro)? Talvez deles todos.


Outra coisa é que nessa idade eles não brincam juntos ainda não. Um toma brinquedo do outro. E um chama o outro de "baby" (tirando a Brooke que fala "neném"). Um vira pro outro e fala "Baby!" Tirando o Zachy que já sabe os nomes.


Meus preferidos: O Zachy, o Romeo, a Savannah e a Juliana, oops, quer dizer, a Madison.




Essa carequinha aí é a da Savannah




sábado, 2 de janeiro de 2010

Cenas dos 13 Meses

Com o Vovô na UC Davis


Depois da aula cometíamos o "pecado" de comer pizza ou hamburger




Na cidade de Davis com o Vovô. Há muito tempo não via o papai dar esse sorrisão em fotos





No Great Mall num domingo


Preparando para a última ida à Davis com o Vovô e Vovó. Não estou com uma cara fofa nessa foto?





Que folga!

Fotos e vídeos do mês 13: http://photos.toupeira.com/Family/Brooke/13-Meses/10682764_EbB8z#745266391_a4MeH