
Brooke completou 3 semanas na sexta. Ainda estamos nos acostumando com ela e provavelmente ela com a gente e com esse mundo tão diferente do que ela estava acostumada dentro da minha barriga.
Ela não é um bebê anjinho, mas também pelo que li em alguns livros não é das que dá muito trabalho. É um bebê extremamente sensível e muitas coisas a tiram do sério: trocar de roupa, trocar fralda, ficar muito tempo olhando para algum brinquedo, o latido do Duke pro carteiro, algum cocô ou pum. Depois de mamar ela gasta entre 15 min a 1 h para conseguir dormir. Essa é a parte mais difícil de cuidar dela porque quando ela gasta quase 1h para mamar mais 1 h para acalmar, só sobra 1 h para ela dormir e eu fazer minhas coisas (tomar banho, comer, talvez dormir...) até que o próximo ciclo recomece. Muito se fala de trocar fralda, fralda de cocô, etc..., mas acho tão fácil trocar as fraldas de cocô e limpá-la... Depois de 3 anos catando o cocô astronômico e fedorento do Duke na rua com saco de lixo (de tão grande) e na mão (muitas vezes sujando minha mão quando o cocô dele tava muito mole ou giganteco), lidar com o cocozinho da Brooke é "piece of cake".
Li que mesmo cansados, os bebês dessa idade não sabem como dormir e por isso quando não conseguem dormir eles choram. Tenho usado como técnica para por ela para dormir os 5 S's do livro "The Happiest Baby on the Block" e tem funcionado. De acordo com a teoria do pediatra/autor, é como se os bebês precisassem de um 4o trimestre no útero e o choro tido como "cólica" é muitas vezes o fato deles estarem sentindo falta do útero. A idéia geral é recriar o ambiente do útero para eles se sentirem felizes.
1) Swadle-> enrolar ela bem enroladinha num cobertor imitando uma "camisa de força". O bebê se sente apertadinho como ficava no útero.
2) Side position (posição lateral)-> os bebês tem um reflexo chamado Moro que quando colocados de barriga para cima se sentem como se estivessem caindo e choram.
3) Swinging (balanço, movimento)-> bebês dessa idade adoram movimento para frente e para trás. Afinal era assim que eles ficavam quando a mãe andava ou fazia suas atividades diárias. Eu uso a cadeira de amamentação que a mamãe me deu para balancar ela bastante enquanto a acalmo. Com o dinheiro que Vovó e Tia Sonia mandaram comprei um balancinho motorizado e com músicas e brinquedos. Deve chegar na quarta.
4) "Shushing" (barulho de "shsh", como quem pede silêncio)-> Os bebês não tinham silêncio no útero e sim o barulho intenso da circulação sanguínea da mãe. De acordo com o livro o número de decibéis dentro do útero é maior que o de um aspirador de pó. Até agora o que funcionou com a Brooke tem sido o barulho do secador de cabelo.
5) Sucking (sugar) -> bebês precisam sugar bastante, seja para se alimentar ou se acalmar. Brooke não gosta de bico mas adora sugar o dedo mindinho da gente.
Estou aos poucos voltando as atividades do doutorado quando ela dorme. Infelizmente, não posso tirar uma licença de 4 meses senão não termino esse doutorado. E também não posso reclamar pois trabalho de casa. Depois que a mamãe foi embora o Márcio tem trabalhado de casa uns dias para não me deixar tão sozinha.
Bom é isso aí, um dia de cada vez e tentando fazer progresso (com a Brooke e o doutorado) a cada dia. O resto dá para esperar e deixar de lado!
Fotos da terceira semana: http://photos.toupeira.com/gallery/6343564_rmYSG#400450834_C8h2X
2 comentários:
Daniela Márcio e Brooke:
Conheço bem as etapas cincos desses cinco "S":swadle,side position,swinging,shushing,shucking, e me sinto bem aventurada por ter participado delas, para acalmar a nossa Brooke. Adorei ver de novo esse olhar de 7 milhas, que Brooke sempre nos dedica quando está bem humorada.Agora com certeza ,tudo vai voltar ao seu lugar,com muito mais alegria, pelo privilégio de acrescentar as suas vidas o cuidado de Brooke.Os retratos de Brooke já estão espalhados,aqui, por toda a casa,e quando ligo o computador ,ali ela está também,no papel de parede.
Que Deus confirme todos os dias ,as suas bençãos sobre vocês.
Brooke ,vovó te ama muito!
Gesa
Niterói, 26 de outubro de 2008
Daniela.
Pôxa que legal você relata todo o dsenvolvimento da Brooke.O livro que leu lhe deu muitas experiências de como lidar com sua filhinha..Quando começa a frequentar a faculdade...Quando termina o doutorado...Ainda falta muito...Eduardo, Bernardo. Ana e Bruno estão mandando um beijão para você e Brooke.Fiquem com Jesus.Beijos da Zelina
Postar um comentário