Tínhamos decidido vacinar a Brooke contra a Hep B somente um pouco antes dela entrar na pré-escola. Porque? De acordo com o que pesquisamos no livro "The Vaccine Book", apesar da Hepatite B ser uma doença muita séria, fatal e poder causar falência ou destruicao do fígado, ela é extremamente rara de ocorrer em bebês, especialmente aqueles cujos cuidadores não tem a forma crônica da doença. A Hep B é uma doença de adultos e a forma de transmissão é parecida com a da AIDS. Obviamente, se a mãe carrega cronicamente o vírus, uma série de cuidados são tomados para que o bebezinho para nascer não pegue a doenca da mãe. Logo, tirando o caso da mãe ter a doenca, é bastante raro um bebê se envolver em atividades que possam transmitir o vírus.
Outro ponto é que se o bebê vai ficar em creche ou aos cuidados de uma babá, geralmente ele recebe a vacina, pois apesar de ser "virtually unheard" como diz o livro, é teoricamente possível a transmissão da doença via saliva. E pelo que vejo da Brooke que hoje só mama mexendo na minha boca e nariz (quase arranca pedaço!) pode ser possível sim, caso a babá já tenha tido a doença.
Bom, só que a Brooke está sendo criada até hoje pelos pais e avós, e estes nunca tiveram a doença. Então decidimos adiar a exposição dela a mais uma vacina, adiamento que seria até o momento em que ela fosse se socializar na pré-escola.
Mas o Dr. Lan nos pediu que mudássemos de idéia porque o Brasil é considerado de risco intermediário para a doença (cerca de 7% da população já foi exposta ao vírus). Falamos com ele sobre nossas viagens frequentes ao Brasil e perguntamos também sobre a vacina de febre amarela, o que ele achava. Isso é porque Letícia e Miguel tinham acabado de tomar a vacina na última campanha de vacinação infantil agora em junho.
Bom, voltando a Hep B. Pesquisei no meu livro de vacinas e vi que há 2 marcas da vacina no mercado e esses são os ingredientes da vacina de acordo com a marca:
Recombivax HB (Merck):
Hep B antigen
Aluminium
Solução salina
Yeast proteins
Formaldehyde
Engerix -B brand:
Hep B antigen
Aluminium
Solucao salina
Yeast proteins
Os ingredientes controversos das vacinas são o aluminium e o formaldehyde. Este último componente é listado pelas agências "The Environmental Protection Agency", "Occupational Safety and Health Administration", "Consumer Product Safety Commission" e outras como cancerígeno e causador de problemas nos rins e "genetic damage" (tem horas que é difícil achar uma boa tradução!) quando inalado. Na vacina ele é injetado e em doses bem pequenas, mas mesmo assim...
O Aluminium também é controverso pois em determinadas quantidades causa dano cerebral. Mas as duas marcas tem aluminium, logo eu tinha que "do the math" e escolher a marca "menos inpura".
A menos inpura eh obviamente a Engerix-B. Só, que havia um pequeno "porém". Até antes de 2006, a Recombivax era considerada a menos inpura porque a Engerix-B continha pequenas quantidades de mercúrio. Eu nem li os detalhes sobre os potenciais devastadores do mercúrio, mas são tantos que hoje aqui ele é absolutamente preterido nas vacinas. Pelo que li nem existem aqui mais vacinas com resíduos de mercurio. Mas em 2006 a Engerix-B passou a entrar no mercado sem o mercúrio. Ok, qual o problema? O problema é que as clínicas, hospitais e postos de saúde quando compram as vacinas, compram uma quantidade grande e mesmo sabendo que há algo menos inpuro no mercado, vão continuar administrando o que eles tem ate acabar. Eu peguntei pro Dr. Lan se eles tinham a Engerix-B nova e ele me disse que eles ainda estavam administrando a Recombivax, que o clínica realmente deveria emcomendar a Engerix, mas que isso ainda ia demorar um pouquinho, porque eles encomendam em "bulk" (grande quantidade) e esse tipo de encomenda necessita da aprovação de todos os outros médicos. Ele me passou a referência de umas 3 clínicas onde eu deveria encontrar a Engerix-B.
E acabei encontrando e ontem ela tomou a primeira dose. Sobre a vacina da febre amarela resolvemos adiar um pouco. O livro Vaccine Book nao traz informações sobre essa vacina, pois a doença não existe aqui nos US. Mas o Dr. Lan disse que é uma vacina pesada e que era "up to me" dar a vacina, ou seja, "você quem sabe". O limite de idade minimo para vacina é 9 meses, exatamente a idade da Brooke. Por isso mesmo, decidimos esperar. A febre amarela é séria sim, mas o fato dela estar exatamente no limite mínimo e da vacina ser "pesada" nos fizeram querer esperar um pouco.