Lilypie Third Birthday tickers
PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

terça-feira, 14 de julho de 2009

A Vacina de Hepatite B da Brooke

Tínhamos decidido vacinar a Brooke contra a Hep B somente um pouco antes dela entrar na pré-escola. Porque? De acordo com o que pesquisamos no livro "The Vaccine Book", apesar da Hepatite B ser uma doença muita séria, fatal e poder causar falência ou destruicao do fígado, ela é extremamente rara de ocorrer em bebês, especialmente aqueles cujos cuidadores não tem a forma crônica da doença. A Hep B é uma doença de adultos e a forma de transmissão é parecida com a da AIDS. Obviamente, se a mãe carrega cronicamente o vírus, uma série de cuidados são tomados para que o bebezinho para nascer não pegue a doenca da mãe. Logo, tirando o caso da mãe ter a doenca, é bastante raro um bebê se envolver em atividades que possam transmitir o vírus.

Outro ponto é que se o bebê vai ficar em creche ou aos cuidados de uma babá, geralmente ele recebe a vacina, pois apesar de ser "virtually unheard" como diz o livro, é teoricamente possível a transmissão da doença via saliva. E pelo que vejo da Brooke que hoje só mama mexendo na minha boca e nariz (quase arranca pedaço!) pode ser possível sim, caso a babá já tenha tido a doença.

Bom, só que a Brooke está sendo criada até hoje pelos pais e avós, e estes nunca tiveram a doença. Então decidimos adiar a exposição dela a mais uma vacina, adiamento que seria até o momento em que ela fosse se socializar na pré-escola.

Mas o Dr. Lan nos pediu que mudássemos de idéia porque o Brasil é considerado de risco intermediário para a doença (cerca de 7% da população já foi exposta ao vírus). Falamos com ele sobre nossas viagens frequentes ao Brasil e perguntamos também sobre a vacina de febre amarela, o que ele achava. Isso é porque Letícia e Miguel tinham acabado de tomar a vacina na última campanha de vacinação infantil agora em junho.

Bom, voltando a Hep B. Pesquisei no meu livro de vacinas e vi que há 2 marcas da vacina no mercado e esses são os ingredientes da vacina de acordo com a marca:

Recombivax HB (Merck):

Hep B antigen
Aluminium
Solução salina
Yeast proteins
Formaldehyde

Engerix -B brand:

Hep B antigen
Aluminium
Solucao salina
Yeast proteins


Os ingredientes controversos das vacinas são o aluminium e o formaldehyde. Este último componente é listado pelas agências "The Environmental Protection Agency", "Occupational Safety and Health Administration", "Consumer Product Safety Commission" e outras como cancerígeno e causador de problemas nos rins e "genetic damage" (tem horas que é difícil achar uma boa tradução!) quando inalado. Na vacina ele é injetado e em doses bem pequenas, mas mesmo assim...

O Aluminium também é controverso pois em determinadas quantidades causa dano cerebral. Mas as duas marcas tem aluminium, logo eu tinha que "do the math" e escolher a marca "menos inpura".

A menos inpura eh obviamente a Engerix-B. Só, que havia um pequeno "porém". Até antes de 2006, a Recombivax era considerada a menos inpura porque a Engerix-B continha pequenas quantidades de mercúrio. Eu nem li os detalhes sobre os potenciais devastadores do mercúrio, mas são tantos que hoje aqui ele é absolutamente preterido nas vacinas. Pelo que li nem existem aqui mais vacinas com resíduos de mercurio. Mas em 2006 a Engerix-B passou a entrar no mercado sem o mercúrio. Ok, qual o problema? O problema é que as clínicas, hospitais e postos de saúde quando compram as vacinas, compram uma quantidade grande e mesmo sabendo que há algo menos inpuro no mercado, vão continuar administrando o que eles tem ate acabar. Eu peguntei pro Dr. Lan se eles tinham a Engerix-B nova e ele me disse que eles ainda estavam administrando a Recombivax, que o clínica realmente deveria emcomendar a Engerix, mas que isso ainda ia demorar um pouquinho, porque eles encomendam em "bulk" (grande quantidade) e esse tipo de encomenda necessita da aprovação de todos os outros médicos. Ele me passou a referência de umas 3 clínicas onde eu deveria encontrar a Engerix-B.

E acabei encontrando e ontem ela tomou a primeira dose. Sobre a vacina da febre amarela resolvemos adiar um pouco. O livro Vaccine Book nao traz informações sobre essa vacina, pois a doença não existe aqui nos US. Mas o Dr. Lan disse que é uma vacina pesada e que era "up to me" dar a vacina, ou seja, "você quem sabe". O limite de idade minimo para vacina é 9 meses, exatamente a idade da Brooke. Por isso mesmo, decidimos esperar. A febre amarela é séria sim, mas o fato dela estar exatamente no limite mínimo e da vacina ser "pesada" nos fizeram querer esperar um pouco.

3 comentários:

Gesa Seabra disse...

Daniela e Márcio,vocês estão agindo corretamente ao pesar e medir os prós e os contras das vacinas.Realmente tem que se levar em conta a hereditariedade,o lugar em que se vive, e as pessoas que entrarão em contato direto com as crianças.Vocês foram felizes de encontrar a Engerix-B e com isso vacinar a Brookinha com tranquilidade.Com certeza suas informações vão ser valiosas para os pais de primeira viagem,leitores do seu blog ,Daniela,que já pode ser considerado de utilidade pública,além de ser de prazeirosa leitura.
Com esses cuidados todos que vocês dedicam a Brookinha,ela está uma espoletinha,e como nos informa o vovô Eninho ,admirado,todos os dias pela Skipy,a cada 24 horas ela apresenta novos progressos no seu desenvolvimento.
Que Deus abençoe cada vez mais o lar de vocês,com saúde,amor,força e prosperidade!

Zélia Seabra disse...

Niterói,15 de julho de 2009

Oi Daniela,
Nossa parabéns além do doutorado entende também de medicina...Você dá uma aula de vacina e outros assuntos médicos....Mãe preocupada e dedicada......Estou orgulhosa da minha sobrinha....As pessoas que lêem o seu blog vão elucidar muitas dúvidas em se tratando de criação de filhos ....Camilla está feita vai aprender muito com você.....E aí tudo bem....Brooke cada vez mais reboladeira e graciosa.....O Eninho como está....Marcio como vai....Beijos em todos daí e um beijão no seu coração

Daniela Seabra disse...

Oi Tia Zelinha,

papai está passeando menos e trabalhando de "babá" mais ...

Deve estar cansado...

Bjos,
Daniela